Pesquisar este blog

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sugestão de leitura: O Homem Invisível, Ralph Ellison, 1952



Boa noite caros leitores! a sensação de desânimo passou ( Que milagres um rivotril com coca-cola fazem!!). Estou concluindo a leitura de um clássico - O Homem Invisível, de Ralph Ellison. Deste modo, passo para recomendar a obra por se tratar de uma leitura leve e construtiva.


Trata-se, pois,  de um  romance clássico da literatura norte- americana. Publicado nos Estados Unidos pela primeira vez em 1952, tem sido constantemente republicado, citado, comentado. Invisível para os brancos racistas, para os brancos emancipadores e para os próprios negros radicais, o protagonista desta obra deseja apenas ser como é.


O Homem Invisível é desses livros que marcam não só a literatura, mas influenciam também a maneira como a sociedade reflete sobre seus problemas: a expressão "homem invisível" tornou-se uma metáfora da situação do negro na sociedade americana. 


Muitas coisas extraordinárias acontecem nessa história, algumas chocantes e brutais, outras tristes e comoventes - sempre com elementos de ironia e do burlesco que aparece em lugares inesperados. As muitas pessoas que o herói encontra em sua caminhada desde uma universidade para negros no Sul racista dos Estados Unidos até o Harlem, em Nova York, são notavelmente significativas. Com elas, ele se envolve em surpreendentes aventuras, levado por suas próprias ilusões e pela duplicidade e cegueira dos outros.




Boa Leitura!!!


Thyago