Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Mídia Ninja!"

Com a discussão sobre a "Mídia Ninja" e a mídia independente em geral, o debate sobre a vertente do "ser jornalista" voltou a ser quente. Chacoalhou, as pessoas ficaram mais empolgadas para falar sobre o assunto. Mas creio que o debate seguiu por outros caminhos e acabou se perdendo uma oportunidade muito importante de um debate público sobre o jornalismo em si.

O problema, na verdade, é o debate ficar só nisso e depois voltar ao café, à salinha dos fumantes ou à pose de jornalista sadomasoquista que adora ser esfolado e dizer para todo mundo o quanto é esfolado e o quanto isso faz dele um jornalista de verdade.

Sabemos que profissionais do mercado e professores de faculdade insistem em ensinar que devemos deixar nosso sangue na redação, edição, criação..... E não se trata de fazer corpo mole, mas alguém precisa avisar à nova (e à velha) geração que ser jornalista não é sofrer, não é trabalhar em condições cada vez mais precárias, não é ficar sem receber horas extras, não é sofrer assédio moral e não é deixar de viver e muito menos deixar de fazer o que realmente é jornalismo.