Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Filme mostra vida de Elza Soares

Foto: Divulgação
Na última terça-feira (dia 15), foi lançado o filme  "Elza", que retrata a vida da cantora Elza Soares, e que estreia nos cinemas nesta sexta feira (18). Dirigido por Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, o filme é um documentário, que traz depoimentos de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Maria Betânia e Jorge Benjor, entre outros. No longa, a própria Elza também relata momentos marcantes de sua vida e carreira, falando sobre sua estreia, sua família, e temas como vaidade, religiosidade e criatividade musical.

Elza Soares na estreia do filme./ Foto: Carolina Baldner
A cantora diz que está muito feliz e emocionada, e considera o filme como uma maneira de agradecer ao público. “É muito importante e uma forma de agradecer, é um muito obrigado por tudo”, diz ela. Elza conta que, na época da gravação do filme, estava com diverticulite, uma inflamação do intestino grosso, mas que só depois descobriu a doença, o que não a impediu de concluir o trabalho com o documentário. “Quando começo uma coisa, vou até o fim”, desabafa. O filme também é uma maneira de o público conhecer melhor o trabalho e a trajetória da cantora.

A carreira de Elza Soares

Elza da Conceição Soares, conhecida apenas como Elza Soares, nasceu em 23 de junho de 1937, na favela carioca de Água Santa, e se tornou conhecida pela voz rouca e original. Sua estreia se deu em um show de calouros apresentado pelo músico brasileiro Ary Barroso, no fim da década de 1950. Casou-se cedo, ficando viúva aos 18 anos. Mais tarde, casou-se com o jogador de futebol Garrincha.

Foto: Patrícia Lascano
O primeiro sucesso de Elza foi a música “Se acaso você chegasse”, do disco intitulado com o mesmo nome. Depois gravou seu segundo LP, “Bossa Negra”. Sucederam-se outros discos que traziam grandes sucessos, como o LP “Sambossa”, “Na roda do Samba”, “Um show de Beleza”, “Bola Branca”, “Elza, Carnaval, e Samba”, “Sambas e mais sambas”, “Elza pede passagem”. A cantora não parou por aí, e continua trabalhando até hoje.

Além da voz marcante, Elza foi responsável por algumas inovações na Música Popular Brasileira, misturando ao samba ritmos como Jazz, Bossa nova, Rock’n’roll, Blues, Soul, e até Funk e música eletrônica. Elza Soares recebeu indicações para o Grammy Awards e foi eleita pela a BBC de Londres como a cantora do milênio.