Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Professora lança livro sobre jornalismo digital

Magaly Prado mostra os desafios de produzir informação para a internet





Aeeeee galerinha da comunicação, se vocês ainda não a conhecem, Magaly Prado é radiomaker e jornalista, doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Por esta instituição obteve título de mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com a dissertação “Audiocast no radio – Redes colaborativas de conhecimento”. Na Faculdade Cásper Líbero, fez pós-graduação em Comunicação Jornalística e desenvolveu a pesquisa “Rádios autônomas na Internet – Um formato líquido”. Atualmente é professora de Produção de Rádio no curso de Rádio e TV na instituição.


Com este novo livro Magaly mostra que o webjornalismo iniciou com o jornalismo tradicional e hoje é uma das principais mídias do mundo. Há algum tempo as redes sociais também vêm sendo utilizadas nas estratégias de comunicação das empresas. Esse mercado já não é mais uma tendência e sim uma realidade, no Brasil e no mundo. De acordo com estudo realizado em 2010 pela Agência Click, cerca de 80% dos brasileiros estão nas redes sociais – estas novas mídias agregam em torno de 55 milhões de usuários.


Segundo Magaly Prado: “Faz-se necessário debater a interatividade, jamais ocorrida de forma tão intensa, e a entrada do jornalismo aberto gerado pelo usuário como estratégia de acompanhamento de vanguardas. Esse conteúdo criado por não-jornalistas aumenta o grau de checagem, fazendo paralelos com as novas funções e manifestações que surgem com as diferentes etapas da web (2.0, 3.0). Como exemplos, temos a personalização, quando os sites monitoram o rastro do usuário; os filtros baseados em tags; o ranqueamento mostrando preferências e, principalmente, a forte tendência do jornalismo hiperlocal, com o próprio cidadão relatando o que acontece a seu redor”


Acho que só pelo release apresentado pela sua assessoria de imprensa (GEN) grupo Editorial Nacional) já podemos ter uma idéia do que vem por ai, é claro que eu ainda não li o livro, pois ainda será lançado, mas só por esta pequena “degustação” não podemos deixar ler, já que trás assuntos ligados a internet, Cyber jornalismo, ética na rede, blogs, web 2.0, jornalismo nas redes sociais, jornalismo móvel entre outros.


´Teh a proxima!

Nenhum comentário: