Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Luz vermelha para a imprensa marrom



Os teóricos, como Rosa Pedroso, enquadram a “imprensa marrom” como aquela em que há “valorização da emoção em detrimento da informação; exploração do extraordinário e do vulgar, de forma espetacular e desproporcional”. Continua, conceituando como uma “produção discursiva sempre trágica, erótica, violenta, ridícula, insólita, grotesca ou fantástica”. Mas isto, como diz Pierre Bourdieu, só existe graças ao polo econômico da já citada penny press, da imprensa como mercadoria ou produto.

Muito exagero lemos todos os dias nas bancas de jornais e revistas, vemos nas telas digitais de nossas TVs e ouvimos nas diversas emissoras de rádio.Por raciocínio lógico, é essa imprensa que publica noticias mentirosas ou inverdades devido a uma substancia que o ser humano e outros animais liberam que tendem a ter essa mesma cor!! Geralmente fazemos no banheiro!!


Existem jornais que fazem isso, porém informam ao leitor sobre qual ótica a notícia é veiculada. O problema ocorre quando isso é omitido. Muitas vezes a imprensa usa isso para atender os desejos de empresários, políticos entre outros. É uma grande falta de ética, pois foge aos princípios básicos do jornalismo que é a clareza, objetividade e parcialidade.

A imprensa marrom se mostra como um poder enorme visto que a imprensa é um meio de comunicação de massa, ou seja, muitas pessoas podem ser influenciadas por ela e assim gerar grandes mudanças na sociedade.

No tempo do regime militar houve muito disso, já que naquela época existia a censura, não podendo assim passar as notícias verdadeiras contra o atual governo da época.

A imprensa marrom usa de artimanhas jornalísticas e persuasivas para mudar totalmente o foco da notícia em questão. Por causa desse problema é que se deve ter um olhar crítico quanto aos meios de comunicação da imprensa. Porque ainda existem muitos que fazem uso da imprensa marrom até hoje.

Espero que você tenha gostado. Fique sempre alerta ao ouvir uma notícia. Até mais!


Bom carnaval a todos!!!

Thyago

Nenhum comentário: