Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Maranhão, uma grande descoberta!

Não vou me ater aos escândalos da sarneylândia, da pobreza e índices de IDH tristes, mas das belezas que meu Estado possui.... Quarta feita estarei já na "Terrinha"!!!






Localizado entre as regiões Norte e Nordeste, o Maranhão tem o privilégio de possuir, devido a exuberante mistura de aspectos da geografia, a maior diversidade de ecossistemas de todo o País. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta Amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas compondo um Estado que está sendo descoberto e apreciado no mundo inteiro.

Essa diversidade está organizada em cinco pólos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos, muitos ainda por serem descobertos.




Turismo de aventura

A natureza fez do Maranhão um excelente destino para o turismo de aventura. Duas regiões se destacam: a Chapada das Mesas, com suas cachoeiras, trilhas e rios, e os Lençóis Maranhenses com suas dunas, rios e mar.

Chapada das Mesas - Lugar sob medida para quem gosta de desafios. Sertões, florestas de buritizais e trilhas são um convite às caminhadas. E adeptos de esportes radicais, como o rapel (técnica de descer montanhas em cordas), encontram na região cenários muito especiais: são as cachoeiras, que circundam as cidades de Carolina e Riachão, com destaque para as do Cocal, com quedas d'água que vão de 15 a 86 metros de altura. Existem ainda áreas propícias para camping. De junho a novembro, na região, os rios estão menos caudalosos e mais propícios para banhos

Lençóis - Nos lençóis, as praias, as areias, lagoas e as águas do mar e do rio Preguiças se prestam para uma infinidade de esportes que vão desde as caminhadas até práticas mais sofisticadas, como esportes a vela, entre eles kite surf, wind skate, wind car e wind surf. A partir de São Luís os equipamentos são facilmente transportados de carro para Barreirinhas, portão de entrada dos Lençóis. O parque se apresenta ainda mais atraente a partir de junho, quando cessam as chuvas e a região fica repleta de lagoas.

Turismo Cultural e Religioso

O Pólo de São Luís é o pouso certo para quem gosta de turismo cultural e religioso. Na capital, o Centro Histórico, museus, teatros e uma infinidade de manifestações populares garantem um passeio pra lá de instrutivo. A mistura de aprendizado e lazer continua em Alcântara e São José de Ribamar, onde também acontecem algumas das mais importantes festas religiosas do Estado.

São Luís - O pólo pode ser visitado em qualquer época do ano, embora junho seja o mês em que a cidade mais tem a oferecer. É quando acontecem as festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, e a capital vira pura alegria.

        Devotos de São José de Ribamar podem participar em setembro de uma grande festa na cidade que leva o nome do Santo e fica a apenas 32 quilômetros de São Luís. Detalhe: o evento acontece sempre no mesmo mês, mas os dias são móveis, coincidindo com a lua cheia.

        Em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Uma herança bastante viva da marcante presença dos africanos no Maranhão. Os devotos formam uma grande procissão que percorre as ruas da antiga cidade, protagonizando um espetáculo de fé e beleza.

        Ainda em Alcântara, em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do Maranhão. A festa tem lugar em várias outras regiões do Estado, mas é nesta cidade que alcança um esplendor ímpar. Caixeiras do divino, doces de espécie, imperador, imperatriz, procissões e fé são sinônimos dessa fantástica manifestação popular que atrai anualmente centenas de turistas.

São Luís

O Pólo São Luís abrange os municípios que compõem a Ilha,a capital São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, e a cidade Monumento de Alcântara.
        São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.
        Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias. Ponta D’Areia, Calhau, Olho D’Água e Araçagy são algumas opções.

Parque dos lençóis

O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

        O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

Atrativos

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza e muitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.

Praias - Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu são algumas das belas praias que esperam pelo turista em Barreirinhas. Chega-se de barco a todas elas, partindo-se da sede do município.

Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.

Caburé - - Um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Boa opção de pernoite. Existem chalés e boa comida.

Aproveitem!!!

Thy

Nenhum comentário: